Depoimento de Dr. Cesar Campos

Dr. Cesar Campos

Depoimento de Dr. Mantovani

Dr. Mantovani

Obrigado, Professor Hugo de Brito Machado

Acabo de despedir-me de meu pai, o Professor Hugo de Brito Machado, vindo trazer a vocês, leitoras e leitores, a triste notícia de seu falecimento. Nem sei como encontro forças, e foco, para escrever estas linhas. Talvez seja no seu exemplo de firmeza, tenacidade e perseverança, que por quarenta e cinco anos tive a imensa honra de testemunhar.

Depoimento de Dr Hugo Machado Segundo

Dr. Hugo Machado Segundo

Advogado e Parecerista

Grande perda

Grande perda para as letras jurídicas brasileiras, em especial para o Direito Tributário Nacional. Homem lúcido, com ideias claras e marcantes por onde passou: magistratura, docência, advocacia. Sentiremos sua falta.

Depoimento de Dr. Fernando Facury Scaff

Dr. Fernando Facury Scaff

Professor de Direito Financeiro, Titular das colunas Justiça Tributária e Contas à Vista, da ConJur

Culto, elegante, sério e honrado

O Professor Hugo de Brito Machado deixa uma enorme lacuna no nosso Direito Tributário.

Deixa uma obra vultosa e extensa que se caracteriza pelo domínio de rigorosa técnica jurídica, mas com intencional simplicidade para ser compreendido e desmistificar a complexidade dos temas. Na docência, formou uma legião de notáveis juristas. Um homem culto, elegante, sério e honrado. De posições e convicções muito firmes, mas generoso em atenção e em amizade. Foi contador, advogado, juiz, desembargador federal e professor. Uma carreira plena, ao lado de uma família admirável. Difícil descrever a dor e a saudade que sinto neste momento.

Depoimento de Dr. Heleno Torres

Dr. Heleno Torres

Professor Titular de Direto Financeiro

Pesar

Seu entusiasmo pelas coisas do Direito era inspirador. Sua veemência no debate só não suplantava a gentileza que mantinha mesmo ao divergir. O Brasil perde um grande jurista e um homem de bem. Eu perco um amigo com quem seguirei convivendo por meio dos livros.

Depoimento de Dr. Igor Mauler Santiago

Dr. Igor Mauler Santiago

Tributarista

Legado marcante e expressivo

Foi extraordinário em todas as funções executadas e deixou um legado marcante e expressivo no campo do Direito Tributário.

Depoimento de Dr. Tiago Conde Teixeira

Dr. Tiago Conde Teixeira

Advogado, membro do ministério público

Agradecimento

Amizade que cultivamos com o ilustre e inesquecível Dr. HUGO remonta a década de 60 e teve um motivo profissional, quando fui arrolado como testemunha em um processo de ação em última instância contra o Banco do Nordeste onde exercíamos cargo de administração. Cumpridos os protocolos para decisão daquela instância judicial o Dr. Hugo me identificou como aficionado do aeromodelismo que ele vinha tendo que reprimir por falta informação do ambiente local desse cativante esporte/ciência, lacuna que me deu chance de frutífera íntima amizade. O saudoso amigo era um vibrante entusiasta de modelos escala, modalidade que, através de réplicas, imita a aviação verdadeira. Um dos legados deixados está sua rica galeria de modelos. O entusiasmo do saudoso amigo permitiu aos nossos aficionados da capital do nosso Estado instalamos um dos mais bem equipados clubes de aeromodelismo do Brasil. A nossa agremiação foi por ele próprio moldada para abranger todas as diferentes habilidades do esporte ciência, conforme sua própria denominação: Centro Integrado de Modelismo.

Depoimento sem foto homem

Humberto Barroso

Amizade de longa data

Não poderia deixar de participar dessa homenagem ao Dr.Hugo de Brito Machado, um dileto amigo que conheci no aeromodelismo. Morávamos na mesma rua e isso facilitou nossos encontros para falarmos sobre essa atividade esportiva. O Dr. HUGO, era uma pessoa de um fino senso de humor também entre outras facetas de sua brilhante personalidade. Houve um fato hilariante que sempre era lembrado entre os aeromodelistas, que o nosso querido amigo e colega, apelidou de “cockpit do Rabello”. Aconteceu que eu, ao tentar melhorar a limpeza de uma cabine de um aeromodelo, com thinner, o solvente começou a derreter a cabine de plástico transparente, e escorregou dos meus dedos caindo na areia que, impregnado completamente não serviu para nada mais. Foi uma coisa onde a emenda foi pior que o soneto…Mas houveram momentos de tristeza também, a solidariedade entre nós sempre existiu nesses tristes momentos. Quando fazia minhas pequenas visitas ao seu local de trabalho, ao entrar eu o procurava na “trincheira cultural” como chama sua pilha de livros sobre o balcão do escritório. Sempre perguntei se ele poderia me receber, ao que respondia, “chute a porta e entre!”. Assim demonstrava sua amizade e confiança em mim. Confiança essa que demonstrou cabalmente ao ser convidado por um empresário para visitar Piracuruca em seu avião.  O Dr. Hugo respondeu ao convite dizendo que sim iria no avião, desde que o cmt Rabello fosse o piloto. Assim fui responsável pelo voo, que fizemos sem problemas. Era assim como o nosso inesquecível amigo agia. Sempre honesto em suas decisões. Devo relatar também neste pequeno depoimento, uma ajuda que o Dr. Hugo me deu em momento angustiante de minha vida, sendo essa ajuda apenas uma frase, que devido a verdade contida nela me aliviou bastante a tensão psicológica daquela situação. Sempre fui muito agradecido ao Dr. Hugo pelos seus ensinamentos, diálogos, e receptividade. Também sempre o atendi sobre questões aeronáuticas o que melhorava sua atuação como aeromodelista. Em sua também genuína simplicidade, dizia: Aeromodelismo é pra relaxar, aeromodelos complicados jamais quero! E tinha razão!! Termino agradecendo a todos o convite para participar desse memorial contando algumas situações que foram muitas em que tive a honra de estar com o nosso homenageado!

Depoimento sem foto homem

Walter Araujo Rabello